quarta-feira, 21 de maio de 2008

Doutorado não arredonda orelhas!

Olá pessoal,

Começo este blog com a proposta de lutar pela liberdade de opinião e dar vivas ao eclético. Este blog não é sobre nada...e não é sobre tudo!

Certa vez ouvi uma expressão que caiu sobre mim como uma bomba! O querido Prof. Paulo Chavarria em um almoço, ao comentar sobre certo indivíduo, disparou a seguinte frase: "Doutorado não arredonda orelhas!" Confesso que num primeiro momento ri porque achei engraçadinho, mas com tempo pude perceber que essa simples metáfora é na verdade uma complexa análise do comportamento de grande parte das pessoas que tiveram acesso e se propuseram buscar o conhecimento, e usá-lo para adquirir status, poder ou fortuna.

Passei então a observar, sob esta ótica, alguns "doutores". É impressionante o número de pessoas que possuem os mais renomados títulos e são tão medíocres quanto a própria mediocridade. São anos e anos de estudo, livros e mais livros escritos, entrevistas, homenagens, honrarias...mas...nas ações cotidianas, no trato com o ser humano e as vezes nas questões mais simplórias que envolvam amor, compaixão e caridade, por exemplo, não passam de animais rústicos e ignorantes.

Tem o sociólogo que trata seus empregados como gado;
Tem o médico que dá graças a Deus por não estar de branco, ao se deparar com uma emergência na sua folga;
Tem o advogado que fora (ou dentro) do tribunal ignora o legal. Esse caso é emblemático. O cara passa boa parte da vida estudando o Direito, perde noites de sono para passar na prova da O.A.B. e quando finalmente consegue, cospe em cima das leis;
Tem o Professor, que gosta que o chamem de mestre mas trata seus alunos como inferiores;

Cabe aí uma proposta para os mestrados e doutorados da vida. Deveria ser criado um módulo obrigatório, divido em partes durante todo o curso chamado H.A.O. (Horas de Arredondamento de Orelhas), com as seguintes disciplinas obrigatórias:

  • Intransigência: Como ouvir meus subordinados
  • Arrogãncia: Como tratar bem os diferentes tipos de pessoas
  • Humildade I: Como passar o conhecimento aprendendo
  • Humildade II: Como um analfabeto pode ser muito mais sábio do que eu
  • Responsabilidade: Como mensurar o que você representa para os que dependem de você
  • Tópico de Biologia I: Gases, muco e fezes - Todo o ser humano produz
  • Tópico de Biologia II: A decomposição do corpo humano e do seu, após a morte
  • Estágio Supervisionado: 150 horas (visita a orfanatos, asilos e abrigos do governo)
  • Trabalho Monográfico: Dissertação sobre o tema: "Quando eu morrer quero que meus decendentes e todos que me rodearam lembrem-se de mim como..."

Continuemos estudando, produzindo, suando e perseverando...mas não esqueçamos nunca de ir arredondando as orelhas!

Jorge Baraúna

Nenhum comentário: